Powered By Blogger

SEGUIDORES DE CAMINHADA

domingo, 23 de janeiro de 2011

Narrativa do Soldado - no filme Dança com Lobos



Edição especial Kevin Kostner – DVD Vídeo
(Dances with Walves) - 1990

Narrativa do soldado John Dubar, da União. Interpretado por Kevin Kostner.

Já em luta na Guerra de Secessão e ferido, foge do acampamento médico onde teria sua perna amputada. Mas vai dar direto num campo onde  soldados da União de um lado e rebeldes de outro não se animam atacar um ao outro. Ficam apenas na ameaça. É quando surge John Dubar e quebra o marasmo da luta, saltando a cerca com o cavalo Cisco, desafiando de peito aberto os inimigos da União, cavalgando a galopes perto das linhas dos atiradores. Foi um gesto de loucura, mas que insuflou o começo da batalha. O referido soldado não morre e ainda recebe condecorações, por heroísmo. Sua perna ferida foi salva por receber tratamento especial, devido ao grande feito que realizou.

Narrativa do soldado:
“A singularidade da vida não pode ser medida. Ao tentar provocar minha morte eu fui considerado um herói vivo. Ganhei um cavalo, Cisco e naquele dia cruzei o campo de batalha com ele. Depois de restabelecido recebi transferência pra qualquer lugar que eu quisesse. A batalha continuava no leste...”
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dubar vai para a fronteira, a fim de dominar território americano, procurando outros soldados, que não encontra. Mas a intenção dele era conhecer aquelas terras distantes, antes que fossem ocupadas. Ao contrário, então, fica conhecendo uma tribo indígena e consegue fazer amizade. Compreende o erro em expulsar aqueles indígenas e torna-se amigo deles, mas passa a ser considerado traidor pelo exército que acaba realizando seu intento de expansão territorial.

Opinião: O filme é cheio de emoções fortes, música e fotografia muito bonita. Oferece momentos de diversas reflexões sobre a vida e seus processos históricos.

Juiz de Fora, 22 de janeiro de 2011.
Evaldo de Paula Moreira