Powered By Blogger

SEGUIDORES DE CAMINHADA

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pequenos detalhes de grande importância para as crianças.




Pequenos detalhes de grande importância para crianças.

Muitas coisas nos passam despercebidas na vida sobre as crianças.
Pequenos detalhes como municiá-las de lápis à vontade e papel para fazerem seus rabiscos poderão resultar em grande diferencial na vida futura delas. Os desenhos que começam com rabiscos são formas importantes de comunicação do mundo interior delas e ajudam em seus desenvolvimentos. Desenvolve a coordenação motora, por exemplo, e além, é claro, o grande potencial artístico que estão latentes, esperando uma oportunidade para expressão.
Independente de serem grandes artistas, ou mesmo artistas, essa fase tem muito a dizer sobre seus pensamentos e sentimentos que devemos dar atenção para compreender melhor o mundo delas.
Os lápis devem ser de preferência de tamanho grande para facilitar os movimentos com a mão.
Criança gosta de rabiscar parede, coisa que os pais ficam frustrados quando isso acontece. Isso é tão importante para elas, que na medida do possível, deve-se reservar algum lugar na casa para que elas rabisquem à vontade, educando-as para utilizar o local, além dos papéis à vontade. A prioridade é sempre da criança e é na sua alegria que devemos investir porque isso também nos alegra.
Antes de ser pai tive a felicidade de ler a respeito da arte infantil, encontrando no livro A Criança e Sua Arte, de Viktor Lowenfeld manancial importante que me fez compreender a importância que isso tem na vida delas. Posso dizer que o resultado foi ótimo, pois meus filhos puderam contar com minha compreensão e de minha esposa, pois entendemos essa forma de comunicação infantil.

Juiz de fora 11 de outubro de 2011.
Evaldo de Paula Moreira
Pequena crônica – Dia Das Crianças