Powered By Blogger

SEGUIDORES DE CAMINHADA

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

NÃO SONHE NÃO...frase no filme...



Filme “Mauá, O Imperador e o Rei”. Dirigido por Sérgio Rezende. Ator, Paulo Betti (interpretou Irineu adulto). 1999.

Parte do diálogo, no filme, entre o senador Visconde de Feitosa e o jovem Irineu Evangelista de Souza, futuro Visconde de Mauá:

- Eu nunca tinha visto um caixeiro que pensasse. Diga-me uma coisa rapaz, se você fosse Deus, o que é que você daria ao Brasil? Ferro! -Ouro não seria melhor? Já tivemos ouro demais e não prosperamos. -Só ferro, então? Ferro, carvão, indústrias, livre comércio e meios de transportes pra fazer circular toda essa riqueza. É com isso que eu sonharia, Visconde.
- Esse país tem um Imperador e todos os sonhos devem subordinar-se ao sonho do Imperador. Eu vou lhe dar um conselho, rapaz... Sincero: não sonhe não. Viva. Vá fazer os seus negócios e procure ganhar dinheiro se for possível. Esta é a melhor maneira de você servir ao país e de não viver um pesadelo.

Breve comentário: Irineu Evangelista de Souza nasceu em Arroio Grande, RS, em 28 de dezembro de 1813, faleceu em Petrópolis, RJ no dia 21 de outubro de 1889. Otimista, lutou contra todas as adversidades que se lhe apresentaram. Teve derrotas, impingidas pela inveja humana, mas jamais perdeu a certeza de que seus objetivos, sua crença num Brasil livre e produtivo, com o suor de todos, pudesse trazer justiça e satisfação para toda a sociedade.
Foi muito espezinhado pelo Império, embora respeitado como trabalhador honrado, inteligente, progressista e abolicionista desde jovem e o primeiro grande empresário brasileiro, realizando grandes façanhas e sempre querendo bem ao país.


Juiz de Fora, 12 de janeiro de 2011.
Evaldo de Paula Moreira.